sábado, 16 de abril de 2016

A Diversificação no Setor de Cosméticos




A indústria de cosméticos é marcada por produtos que apresentam elevado grau de heterogeneidade e diversificação, pontos que são facilmente observados pela existência de numerosas estratégias usadas pelas empresas no mercado mundial.


As oportunidades de diversificação resultam da relação da empresa com com seus clientes e/ou fornecedores. Desta forma, pode ocorrer em forma de investimentos em uma nova atividade produtiva ou na fusão ou aquisição de uma empresa já existente no mercado.
A forma como o processo de diversificação ocorre conduz o resultado do negócio da empresa e tem relação direta com sua permanência no mercado. 
Muitas das empresas atuantes no setor de cosméticos, em especial as de dimensões globais, possuem ligações com outros ramos de atividades como a farmacêutica ou indústria de alimentos, e assim, fazem uso de economias de escala e escopo em virtude da proximidade entre elas. 
O processo de diversificação gera alguns benefícios que podem levar as empresas a um processo de crescimento e maior acúmulo de capitais (KUPFER & HASENCLEVER, 2002).
No quado abaixo podemos observar as quatro alternativas para o processo de diversificação.

Com relação a organização, as empresas no setor estão divididas da seguinte forma: 

Desta forma, podemos separar o organização destas empresas do setor em: 

A) grandes empresas diversificadas: empresas que utilizam de economias de escala e escopo com atividades correlatas (higiene pessoal, perfumaria, farmacêutica e até alimentos). As estratégias do setor de cosméticos confundem-se com as de outros segmentos devido os elevados graus de diversificação. Essas empresas se beneficiam das economias de escala e de escopo entre estas atividades não só na produção, mas também na pesquisa e comercialização. Um exemplo disso se dá na distribuição e comercialização dos produtos, como as empresas fazem uso do mesmos canais para cosméticos e produtos de higiene pessoal, elas comercializam seus produtos por meio de canais de varejo, como supermercados e hipermercados. Empresas dessa categoria geralmente não atendem a todos os segmentos do setor de HPPC. 
Os principais exemplos são:
  • 1) a anglo-holandesa Unilever, que atua nos segmentos de higiene pessoal (que respondepor 24% da receita), alimentos (23%), higiene e limpeza (20%), óleos e margarina (17%),sorvetes e bebidas (15%) e outros (1%);
  • 2) a norte-americana Procter & Gamble, que apresenta um faturamento distribuído pelos segmentos de beleza (33%), saúde e bem-estar (23%) e cuidados com a casa (44%);
  • 3) além das empresas Johnson & Johnson e Colgate-Palmolive.
B) empresas com atuação concentrada (L´oreal, Shiseido, Revlon, Estee Lauder e Coty): atuam em atividades produtivas e tecnológicas na indústria de cosméticos que lhes permite desenvolver produtos mais sofisticados e associados à diferenciação seja nas fragrâncias, embalagens, etc. Situam-se nessa classificação também empresas que operam em mais de um segmento (cosméticos, higiene pessoal e perfumaria) de HPPC, Um outro ponto considerável destas industrias refere-se a forma de comercialização que geralmente concentra-se em lojas especializadas em perfumaria e cosméticos. Muitas empresas, como a Avon, Mary Kay, Natura e recentemente O boticário, também fazem uso da estratégia das vendas diretas (door-to-door). 
C)  empresas de nicho/farmácia de manipulação (Dermatus, PHD): representada por empresas de pequeno e médio porte, de capital nacional, cuja produção é voltada para um subconjunto específico (cosméticos, higiene pessoal ou perfumaria). Essas empresas apresentam pouca necessidade de capital inicial.  
D)  Empresas terceirizadas e prestadoras de serviços especializados (Lipson, Billi, Betulla, Weckerle, Embatek e Rueckert): empresas que produzem cosméticos para terceiros e podem também prestar serviços de compra de insumos e embalagens, assim como executar testes exigidos para registrar ou notificar o produto perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.  (BNDES, 2010:3).

Cadeia Produtiva do Setor de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos:



Detalhando os canais de distribuição: 


A diversificação na prática no setor HPPC:

Referências 
PIROLA, Erika Nogueira. Indústria e Território:o caso da cadeia produtiva de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. 2011. Disponível em: file:///C:/Users/Val/Downloads/PirolaErikaNogueira_D.pdf. Acesso em: 11/04/2016
BIANCO, Vinícius Soares Del. ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE DIVERSIFICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS . 2008. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STP_075_533_11705.pdf. Acesso em: 11/04/2016
  



Um comentário:

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