quinta-feira, 21 de abril de 2016

Introdução



A indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e cosméticos (HPPC) apresenta uma certa dificuldade de delimitação do setor, que relaciona-se com outras áreas da indústria como química, farmacêutica e de alimentos. Porém, é sabido que a delimitação do setor é necessário para a análise do padrão competitivo da indústria de cosméticos.
Desta forma, a definição mais aceita no Brasil é a da ANVISA, órgão de regulação do setor, que define os produtos de Higiene Pessoal, Perfumese Cosméticos (HPPC) como
 “preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado” (Resolução RDC n. 211, de 14 de julho de 2005). 
O setor de HPPC divide-se  três segmentos:

  • Higiene pessoal: composto por sabonetes, produtos para higiene oral, desodorantes,absorventes higiênicos, produtos para barbear, fraldas descartáveis, talcos, produtos para higiene capilar etc.
  • Cosméticos: produtos de coloração e tratamento de cabelos, fixadores e modeladores,maquiagem, protetores solares, cremes e loções para pele, depilatórios entre outros.
  • Perfumaria: perfumes e extratos, águas de colônias, produtos pós-barba etc. 


Referências:

AGêNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL (ABDI). Relatório de Acompanhamento Setorial: Segmento de insumos químicos para o setor de cosméticos. 2013. Disponível em: https://www3.eco.unicamp.br/neit/images/stories/arquivos/RelatorioABDI/relatorio-SIQCCOMISBN.pdf. Acesso em: 10/04/2016
BUSTAMANTE, Paula Margarita Andrea Cares. A Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e seus mecanismos de competitividade. . 2012. Disponível em: http://www.ccsa.unimontes.br/semanadoeconomista/images/arquivos/anais/GT4/industria_higiene_pessoal_perfumaria_cosmeticos_seus_mecanismos_competitividade.pdf. Acesso em: 10/04/2016 

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