A decisão do preço é importante, pois ao determinar o preço o produtor afetara o volume de vendas, influenciando diretamente a demanda e a percepção do produto contribuindo para o posicionamento da marca.
Os fatores determinantes na definição de preços são:
- Maximização do lucro atual: o preço é fixado pelo desempenho do produto e pelo conceito de valor percebido. Na qual entregam um valor prometido e o cliente percebe tal estratégia utiliza outros conceitos do mix de marketing, como a propaganda e a força de vendas da empresa.
- Maximização de participação do mercado: como todas as empresas analisa a concorrência seus produtos e seus preços orientando-se por estes para a fixação de seus próprios produtos, a fim de manter sua participação de mercado e giro de seu produtos.
- Utilização da estratégia de preço e valor percebido: o valor percebido pelo cliente em diversos aspectos como: imagem desempenho, canais de distribuição, garantias, atributos, reputação, confiabilidade.
No setor de HPPC as empresas competem diferenciando seus produtos. o preço neste setor não é visto como uma importante arma no sentido de competição, apesar da sua ocorrência. Markups elevados são de fundamental importância para as firmas que realizam um esforço permanente de vendas. Assim, as formas mais utilizadas de competição no setor baseia-se na qualidade do produto, marketing e publicidade e inovações, de forma que o investidor se torne líder de mercado.
Com relação a tipologia de mercado, (Possas, 1985), o setor HPPC é classificado como Oligopólio Diferenciado.
―A diferenciação de produto como forma principal de concorrência tem implicações específicas sobre a estrutura de mercado e sobre a dinâmica global. Quanto à primeira, na medida em que a diferenciação está quase sempre associada a certos mercados de bens de consumo duráveis ou não-duráveis, o esforço competitivo estará concentrado nas despesas de publicidade e comercialização, no que se refere aos produtos existentes, assim como à permanente inovação de produtos apoiada em gastos de pesquisa e desenvolvimento, através de novos produtos, modelos, desenhos, qualidade e preços, tendo em vista diferentes faixas de consumidores por nível de renda, hábitos, idade, e outras variáveis‖ (Possas, 1985:186-187).
Referências
PIROLA, Erika Nogueira. Indústria
e Território:o caso da cadeia produtiva de higiene pessoal, perfumaria e
cosméticos. 2011. Disponível em:
file:///C:/Users/Val/Downloads/PirolaErikaNogueira_D.pdf. Acesso em: 11/04/2016
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