domingo, 17 de abril de 2016

Diferenciação de Produtos - Empresa Natura Cosméticos S/A



A diferenciação de produtos e serviços se mostram eficientes para as empresas, pois oferece à elas vantagens competitivas com relação à concorrência.
Se um produto não se destaca, provavelmente desaparecerá do mercado.
Várias são as formas de uma empresa se destacar no mercado, focando no setor de cosmético, mais precisamente, usando como exemplo a Natura Cosméticos S/A, nota-se que a empresa utiliza de muitas das práticas de diferenciação de produtos:

  1. Imagem e Marca 
  2. Desempenho e confiabilidade 
  3. Linhas de produtos 
  4. Nichos de mercado 
  5. Canais de distribuição



A Natura, maior empresa de capital nacional entre as fabricantes de cosméticos, destaca-se por praticar marketing agressivo e garantir ao público produtos de qualidade. 
Um outro ponto de destaque da empresa são as políticas de responsabilidade social e sustentabilidade que já eram praticadas por esta antes mesmo do assunto atingir as dimensões atuais. 
As embalagens de seus produtos, em especial da linha EKOS, refletem o respeito da marca com a natureza. 
O atendimento a clientes específicos, assim como a oferta de produtos complementares, também são importantes estratégias no sentido de atingir nichos de mercados, recentemente a empresa lançou uma linha direcionada ao publico adolescente segmento ao qual não atuava.
A imagem a seguir nos mostra as linhas de maior sucesso da marca.



Reconhecendo a importância de todas as estratégias anteriores, o principal diferencial da empresa relaciona-se a forma de venda dos produtos baseada na venda direta, que além de se mostrar compatível com a sofisticação dos produtos, preços consideráveis e refinamento dos mostruários, mostra-se vantajoso no sentido das ¨Consultoras Natura" representarem a principal ligação da companhia com o consumidor final.
A empresa, porém, vem inovando ainda mais com a criação de lojas virtuais e de novas linhas de produtos como a linha Sou, com preços mais acessíveis e a linha Ekos ukuuba, que valoriza a biodiversidade brasileira.

Referencias
LOUZADA, Roberto; , Fernando César Almada Santos. Estratégia competitiva na indústria de cosméticos: estudo de caso na Natura. 2006. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/566.pdf. Acesso em: 11/04/2016

Um comentário:

  1. Halo, eu sou Helena Julio, do Equador, quero falar bem sobre o Serviço de Financiamento Le_Meridian sobre este tópico. tentei tudo o que pude para obter um empréstimo dos meus bancos aqui no Equador, mas todos me recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a conhecer o Le_Meridian, então decidi tentar solicitar o empréstimo. com a vontade de Deus, eles me concedem um empréstimo de 500,000.00 USD o pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador me recusaram, foi realmente incrível fazer negócios com eles e meus negócios estão indo bem agora. Aqui está o Le_Meridian Funding Investment Email / WhatsApp Contact se você deseja aplicar um empréstimo a partir deles.E-mail: lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.comWhatsApp Contact: 1-989-394-3740.

    ResponderExcluir