A diferenciação de produtos e serviços se mostram eficientes para as empresas, pois oferece à elas vantagens competitivas com relação à concorrência.
Se um produto não se destaca, provavelmente desaparecerá do mercado.
Várias são as formas de uma empresa se destacar no mercado, focando no setor de cosmético, mais precisamente, usando como exemplo a Natura Cosméticos S/A, nota-se que a empresa utiliza de muitas das práticas de diferenciação de produtos:
- Imagem e Marca
- Desempenho e confiabilidade
- Linhas de produtos
- Nichos de mercado
- Canais de distribuição
A Natura, maior empresa de capital nacional entre as fabricantes de cosméticos, destaca-se por praticar marketing agressivo e garantir ao público produtos de qualidade.
Um outro ponto de destaque da empresa são as políticas de responsabilidade social e sustentabilidade que já eram praticadas por esta antes mesmo do assunto atingir as dimensões atuais.
As embalagens de seus produtos, em especial da linha EKOS, refletem o respeito da marca com a natureza.
O atendimento a clientes específicos, assim como a oferta de produtos complementares, também são importantes estratégias no sentido de atingir nichos de mercados, recentemente a empresa lançou uma linha direcionada ao publico adolescente segmento ao qual não atuava.
A imagem a seguir nos mostra as linhas de maior sucesso da marca.
Reconhecendo a importância de todas as estratégias anteriores, o principal diferencial da empresa relaciona-se a forma de venda dos produtos baseada na venda direta, que além de se mostrar compatível com a sofisticação dos produtos, preços consideráveis e refinamento dos mostruários, mostra-se vantajoso no sentido das ¨Consultoras Natura" representarem a principal ligação da companhia com o consumidor final.
A empresa, porém, vem inovando ainda mais com a criação de lojas virtuais e de novas linhas de produtos como a linha Sou, com preços mais acessíveis e a linha Ekos ukuuba, que valoriza a biodiversidade brasileira.
Referencias
Referencias
LOUZADA, Roberto; , Fernando César Almada Santos. Estratégia competitiva na
indústria de cosméticos: estudo de caso na Natura. 2006.
Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/566.pdf.
Acesso em: 11/04/2016
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