Cosmetologia- é a área da ciência farmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento, elaboração, comercialização e aplicação de produtos cosméticos. Estuda os recursos de tratamento e embelezamento natural baseado no uso de produtos, substâncias e embalagens, denominados genericamente de cosméticos de aplicação externa e superficial.
A pesquisa e desenvolvimento na indústria de cosmético é um dos fatores que contribuem para o aquecimento do setor, com o investimento constante no desenvolvimento de novos produtos voltados a satisfazer a diversidade dos consumidores toda a cadeia produtiva acaba sendo estimulada.
No Brasil, uma grande aliada do financiamento é a Financiadora de Estudos e Projetos –
FINEP, que fomenta a inovação das indústrias de HPPC. Outro grande aliado ao financiamento no país é o Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social (BNDES), que é empresa pública federal, e hoje é o principal instrumento de
financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da
economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental (BNDES, 2010).
O Apoio do BNDS para o setor HPPC é apresentado no gráfico abaixo.
A inovação é muito importante para que a empresa se mantenha no mercado, o setor de cosmético é dinâmico e que necessita de inovação continua e investimento para acompanhar as preferências dos consumidores que diferencia em função de faixa etária, sexo, e etnias, no setor de cosmético não existe uma formula para o sucesso podemos ter estratégias bastante diferenciadas por duas empresas que vem expandindo seus negócios sendo considerados bem sucedidas.
“Inovação é a introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas não existentes anteriormente ou com alguma característica nova e diferente até então em vigor”. João Guimarães Rosa
Segundo Guimarães (2000), o conceito de inovação insere-se exatamente no mercado de cosmético, primeiro as empresas coloca o produto no mercado só que diante da vasta concorrência logo outro produto sera lançado o ritmo de lançamento é muito acelerado assim o produto inicial vai ficando ultrapassado é nesse momento que é tão importante a inovação pois estamos tratando de um setor dinâmico as indústrias lançam vários produtos até o ponto que não dá mais para criar um produto novo assim pegam o produto ultrapassado e incrementam uma característica nova e diferente do produto anteriormente.
O que mantem e atrai consumidores cada vez mais exigentes demandando uma busca continua por inovação e melhoria da qualidade para a consolidação e fortalecimento das marcas no mercado, porém falasse muito de inovação, mas a maioria das empresas a teme, por que é cara, é difícil, é arriscada. Segundo Capanema (2007:147):
(...) a pesquisa aplicada, levada a efeito de forma sistemática em laboratórios próprios ou através de acordos cooperativos com centros de pesquisa, é privilégio, ainda, das empresas de maior expressão (...) está, ainda, restrita às poucas grandes empresas da cadeia de HPPC, grupo no qual se incluem as brasileiras Natura e O Boticário.Referencia
BUSTAMANTE, Paula Margarita Andrea Cares. A Indústria de Higiene
Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e seus mecanismos de competitividade. . 2012.
Disponível em:
http://www.ccsa.unimontes.br/semanadoeconomista/images/arquivos/anais/GT4/industria_higiene_pessoal_perfumaria_cosmeticos_seus_mecanismos_competitividade.pdf.
Acesso em: 10/04/2016
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