O setor de cosméticos caracteriza-se por apresentar reduzidas barreiras a entrada (pequena necessidade de capital inicial e facilidade de fabricação dos produtos), por isso o elevado número de pequenas e médias empresas atuando no setor.
Tais empresas, porém, deparam-se com importantes limitadores de crescimento como, por exemplo, dificuldade para estabelecimento de uma rede de distribuição e comercialização de produtos. Como aponta Garcia e Furtado (2002), um outro problema refere-se ao acesso de crédito diferenciado para investimento e giro no mercado.
Alguns importantes limitadores de crescimento são:
- Ativos Comerciais: todas as empresas, independentemente da forma de comercialização, utilizam estratégias de fortalecimento dos seus ativos comerciais (marcas, canais de comercialização e distribuição dos produtos), o que mostra a importância de ativos intangíveis para a concorrência no setor. Essa é uma das principais barreiras ao crescimento de PMEs do setor, que se deparam com a falta de canais de comercialização dos seus produtos e de uma marca.
- Desenvolvimento de Novos Produtos (novas essências e substâncias incorporadas aos cosméticos): as grandes empresas mantêm estreitas relações com seus fornecedores de produtos químicos, principalmente no que se refere a criação de novos produtos, fator que faz com que elas saiam na frente na criação de novas tecnologias, que mais tarde serão imitadas por outras empresas de pequeno e médio do setor.
- Terceirização: Algumas empresas procuram reduzir seus custos por meio de terceirização de algumas linhas de produtos junto a empresas manufatureiras especializadas.
Referencias
CAPANEMA, Luciana Xavier de Lemos et al. VELASCO, Luciano
Otávio Marques de; FILHO, Pedro Lins Palmeira. PANORAMA DA INDÚSTRIA DE
HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS. 2007.
Disponível em:
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set2505.pdf.
Acesso em: 10/04/2016
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